18.NOV.2016
WEB SUMMIT
—Resumo—
Quem
me acompanha no snapchat (vera.maf) sabe que passei 3 dias na WS de
conferência em conferência, só para terem uma ideia andei uma média de 8km por
dia! A grande ajuda nesta correria foi a App do evento que para além de outras
funcionalidades permitia organizar cronologicamente as conferências do nosso interesse.
Infelizmente
não consegui assistir a todas por ficarem sobrepostas e algumas das talks
que assisti não foram de todo muito informativas, na minha opinião muitos
tinham temas fantásticos como: "Marketing yourself" ou "Women
making media" e depois ficaram aquém no que diz respeito ao conteúdo a
conversa em si não estava direccionada para o tema.
Os
meus dias dividiram-se entre o Centre Stage, PandaConf, Content Makers e
Modum, tentei acompanhar tudo aquilo que estava ligado à moda, media e
marketing. O insights gerais resumem-se nos seguintes tópicos:
- Moving
fast: O que hoje é tendência amanhã já não é, o que hoje vende amanhã
já não vende e as organizações que não têm uma capacidade de adaptação
rápida a todas as alterações que ocorrem vão ficar
para trás.
- Storytelling, storytelling, storytelling! Perdi
a conta às vezes que ouvi esta palavra. Este termo faz cada vez mais
sentido no mundo digital e a realidade é que para conseguir bons
resultados o conteúdo tem de ser relevante e conseguir envolver
o público.
- Existe o
meio certo para o público que se pretende alcançar: É
importante saber inserir o storytelling no meio mais adequado. É um
caminho individual que cada marca tem de descobrir por si, quando
descobertos os meios certos o sucesso é garantido.
- Conteúdo autêntico: À conversa com os youtubers Alfie Deyes e Jake Paul com o tema "The legacy of social media" uma marca quando trabalha com influenciadores digitais obtém melhores resultados quando lhes dão total liberdade para criarem o seu conteúdo. Os influenciadores sabem melhor do que ninguém o que o seu público gosta e se publicarem um briefing imposto pela marca o conteúdo não vai parecer natural e muito menos autêntico.
- A
importância do vídeo e do smartphone: Hoje levamos
o telemóvel para todo o lado, as novas gerações já não vêm
televisão e escolhem que conteúdo de vídeo que preferem consumir seja no
youtube, no direct do face ou no snap. Os vídeos de curta duração são
também um ponto-chave.
Apesar
de algumas das talks terem ficado aquém das minhas expectativas gostei de estar
presente no evento, depois de ter assistido a 3 dias de talks consegue-se
sempre tirar algum sumo e fazer network, que a meu ver é realmente o maior
benefício que se pode tirar num evento como este.
Já
foram disponibilizados bilhetes para o próximo ano no valor de 300 euros e
para as mulheres... Estejam atentas porque a organização pretende aumentar
a média de 42% de participantes do género feminino, existindo assim, a
possibilidade de surgirem novamente bilhetes gratuitos ou a um preço
reduzido.
Cliquem aqui para visualizarem o vídeo de
abertura do WS.
Captaram mais algum insight importante que eu não tenha referido?
As fotografias estão mesmo giras :)
ResponderEliminarBeijinhos,
Shades of a Girl
Obrigada Ana! Beijinhos
EliminarEstivemos nas mesmas paletras! Gostei imenso do evento mas às vezes as pessoas eram um bocado evasivas com a questão das empresas! Acho que para o ano deveriam acrescentar os cargos para não haver tanta pressão em "fazer contactos"
ResponderEliminarMarta Rodrigues, Majestic ♡
Também gostei muito de ir ao WB Marta!
Eliminar