sexta-feira, 26 de agosto de 2016

26.AGO.2016
10 PASSOS PARA MELHORAR A AUTOESTIMA
Adquirir e manter uma autoestima elevada é fundamental para alcançarmos qualidade de vida e acima de tudo, amor próprio. O nosso nível de autoestima influência positivamente ou negativamente os nossos relacionamentos interpessoais, profissionais, e até mesmo académicos. Este tema é bastante complexo e persistente na sociedade actual, não me vou alongar muito na complexidade dos conceitos deste tema, quero deixar-vos apenas 10 passos fundamentais para a vossa autoestima estar sempre em alta!

A autoestima é a avaliação que fazemos do nós próprios do modo como nos vemos, esta avaliação pode ser negativa ou positiva, e por sua vez, determina o nosso nível (baixo, médio, alto) de autoestima. Somos nós os únicos responsáveis pela construção da nossa autoestima, somos nós o único agente  responsável pela construção de uma boa autoestima, e é nosso dever assumir o papel principal na construção da nossa autoestima, autoconfiança, autoaceitação, autorespeito, e no nosso processo de construção de amor próprio.

  1. Autoconhecimento: Quem sou eu? Quais são as minhas qualidades? Quais são os meus defeitos? Faz uma lista das tuas qualidades e defeitos e aceita-os. Perceber que nenhum ser humano é perfeito é fundamental para a construção de uma autoestima equilibrada.
  2. Bye-Bye pensamentos negativos: Se todos nós tivéssemos a percepção do poder dos nossos pensamentos, seriamos todos seres mais equilibrados e felizes. Tudo aquilo que pensamos e verbalizamos tem impacto no nosso estado de espírito. É importante treinar a nossa mente para transformar os pensamentos negativos em positivos.
  3. Define metas claras e alcançáveis: Este objectivo faz sentido para mim? Este objectivo traz-me bem estar? Este objectivo é exequível? Quando definimos um plano de acção é importante que seja alcançável, pois se não for vamos ter uma enorme sensação de frustração.  
  4. Dedica-te ao que gostas: Faz uma lista de todas as coisas que adoras fazer sozinho/a, e depois dedica-te a algumas das actividades que listas-te, a tua autoestima vai aumentar.
  5. Cuida de ti: Cuidar, cuidar cuidar!  Mimar, mimar, mimar! Cuida-te e mima-te. Explora um estilo de vida mais saudável, com horários regulares, uma alimentação saudável, a prática de exercício físico, e claro, não te esqueças de cuidar da tua apresentação. Os teus níveis de confiança vão aumentar muito.
  6. Socializa: As relações que desenvolvemos com os outros também influenciam a nossa autoestima, níveis de confiança e conforto. Considero importante estarmos rodeados de pessoas positivas, e com uma atitude optimista perante a vida. A energia destas pessoas vai contagiar a nossa. Enquanto seres sociais devemos estar em contacto com outras pessoas, com pessoas de que gostamos, não te esqueças de colocar na tua agenda tempo para estares com aqueles que amas.
  7. Para com a autocrítica: Da mesma forma que temos de estar atentos aos pensamentos negativos, também devemos estar atentos às autocríticas que fazemos, e só prejudicam o nosso processo de construção de uma boa autoestima. Devemos também, transformar os pensamentos de autocrítica em pensamentos de autoelogio.
  8. Valoriza-te: Não fiques a espera da valorização e aprovação dos outros. Elogia-te.
  9. Arrisca: Todos os dias deveríamos fazer algo que nos provoca medo, para sair-mos da nossa zona de conforto. Desafia-te e experimenta novas sensações para reforçares a tua autoconfiança.
  10. Não te compares com os outros: Cada pessoa é única. Devemos competir com o nosso próprio ser.

Aprecia-te, Aceita-te e Aprova-te!


3 comentários: