quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

18.FEV.2016
Correr com frio... Sim!!!
—Running






O frio chegou e de manhã a temperatura regista 8º ou menos. E tu queres ir correr, mas está frio... Não faz mal, eu vou dar umas dicas que uso, para correr nos dias com mais frio.
Vamos começar pela roupa:
  • Vistam-se por camadas: Primeiro vistam uma camada fina, que deixe o suor sair, eu prefiro usar camadas mais finas que tenham Dri-Fit (esta tecnologia afasta o suor para ficar-mos secas e confortáveis), podem optar por uma camisola fina ou até mesmo uma t-shirt. Por cima basta colocar uma sweatshirt com a mesma tecnologia Dri-Fit e Stay Warm para nos manter quentes.
  • Não te esqueças das mãos, pés e cabeça: Normalmente quando vou correr nunca estão menos de 8º e uso meias respiráveis, mas se sentires muito frio nos pés podes usar por cima das meias respiráveis umas mais quentes. Para as mãos, podes utilizar luvas transpirais, próprias para correr. Eu opto por usar camisolas Longsleeves, que têm orifícios na zona do polegar, que permitem prender as mangas com o dedo, evitando assim, a entrada do frio. Para as mais friorentas podem ainda usar um gorro próprio para correr.
  • Não te vistas em demasia: Quando saíres de casa, só com estas peças de roupa vais sentir frio, mas não te preocupes, com a corrida vais aquecer o suficiente, para deixares de sentir frio.
  • Agora, estou com calor: Com o avançar da corrida vais sentir calor e se tiveres calor, tira a sweatshirt, as luvas e o gorro(é por este motivo que não uso luvas, gorro e 2 pares de meias). Não faz mal se começares a correr de t-shirt, com 8º desde que, assim que termines a corrida coloques novamente a sweatshirt.
  • Hidrata a pele: Nos dias de frio e vento, é muito importante hidratar todas as zonas da pele, que não estão cobertas pela roupa. Eu tenho o habito de hidratar muito bem as mãos, o rosto e os lábios. No rosto e nas mãos opto por colocar o creme hidratante original da Nivea (o da famosa embalagem redonda azul) e nos lábios prefiro usar a geleia de vaselina da Vasenol, aplico uma camada considerável sobre os lábios, para durar toda a corrida.
Deixo algumas peças de roupa para vos inspirar e motivar!




Passando à acção! Quando vais correr com temperaturas baixas, para além de teres todos estes cuidados com a roupa, deves ter atenção, a alguns aspectos com a própria actividade:
  • Aquece: Todas sabemos que temos de aquecer antes de iniciar qualquer actividade física para prevenir lesões, mas a verdade é que nem sempre o fazemos, certo? A verdade é que com temperaturas baixas, não podemos mesmo fugir ao aquecimento. Eu já comecei a correr sem aquecer, com temperaturas baixas e acreditem, não foi nada agradável, fiquei com dores nos  músculos de uma das pernas tive de parar a corrida para aquecer e mesmo assim, ainda sentia algum desconforto, quando retomei a corrida. O aquecimento aumenta a temperatura interno do nosso corpo, activa os músculos e articulações e melhora o nosso fluxo sanguíneo, por isso é que é tão importante, nos dias em que as temperaturas estão mais baixas. Podes aquecer em casa, antes de saíres e antes (obrigatário) de iniciares a corrida.
  • Inspira pelo nariz, expira pela boca: quando está muito frio ou vento, é muito importante inspirar pelo nariz e expirar pela boca, para aquecer o ar frio antes de entrar nos bronquíolos pulmonares. Assim, já não vais sentir aqueles desconforto de forma tão intensa, na garganta.
  • Corre contra o vento: Eu posso correr com frio e chuva, mas odeio correr com vento, confesso. Quando o vento está forte, torna-se muito difícil de correr, se possível, o ideal é correres sempre a favor do vento, mas quando não é possível, o melhor é dividir a corrida: contra e a favor do vento. Podes correr 10 minutos contra o vendo e depois 5 minutos a favor do vento, repetindo, até terminares a tua corrida. Vais ver, que não te vais cansar tanto.
  • Esquece os recordes: Quando corres com frio e vento, não podes exigir que o teu corpo consiga bater os teus recordes, pois ele, já está a fazer um grande esforço físico. Por isso, não te preocupes e corre ao ritmo que for mais confortável para ti. Podes até, diminuir a distância do percurso, não é o momento para fazer o percurso mais longo.