terça-feira, 8 de setembro de 2015

02.SEP.2015
PEQUENOS ALMOÇOS
Hoje em parceria com o site AutoCura trago um artigo muito saboroso: "8 Pequenos almoços saudáveis e bons"
O pequeno almoço dos Portugueses, é bastante tradicional e tornou-se parte da rotina de muitas famílias. Tomar a famosa torradas com café, um iogurte, cereais com leite e um bolo com a clássica meia de leite. Mas não tem de ser sempre assim, até porque o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, temos de saber escolher os nutrientes, para fornecermos energia suficiente para chegarmos ao final do dia de forma saudável. Proteína, vitaminas, fibras e hidratos de carbono de absorção lenta são palavras chave para esta equação. Vamos começar?

PAPAS DE AVEIA
É um alimento muito completo. Este cereal tem os nutrientes perfeitos para o pequeno-almoço — é rico em proteína e tem imensa fibra, o que “previne picos de glicémia que ajuda a controlar a fome desmedida.” É um alimento que nos deixa sem fome durante muito tempo e que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal. A dose recomendada não deve ultrapassar os 40 gramas. Ou seja, três colheres de sopa de aveia são o suficiente — cada dose de aveia tem cerca de 100 calorias. Há inúmeras formas de a confeccionar,eu costumo colocar no micro-ondas durante 1,30 minuto com uma bebida de origem vegetal e fica maravilhoso.
PANQUECAS DE ARROZ
 Sim, panquecas ao pequeno almoço pode ser possível, só tens de utilizar a receita certa. Esta é sem glúten, porque é com arroz, um dos únicos cereais que existe no mercado sem esta componente que cria irritabilidade intestinal. Basta juntar um ovo inteiro e uma clara, três colheres de sopa de farinha de arroz, e um pouco de bebida vegetal. Depois, triturar enquanto amassa e colocar numa forma anti aderente ou com pouco azeite. No fim, cobre com fruta. O resultado é um pequeno almoço baixo em calorias, excelente para te dar energia para o resto do dia e ainda com um balanço entre proteínas e hidratos de carbono.
OVOS MEXIDOS
É um habito típico dos pequenos-almoços ingleses. Esquece a ideia de que os ovos fazem mal: Hoje esse mito é posto completamente de parte. A literatura científica tem-se debruçado sobre este assunto e são muitos os estudos que indicam que começar o pequeno-almoço com proteína ajuda a manter a saciedade ao longo do dia, controlando os níveis de glicémia no sague. Faz dois ovos mexidos, com pouca ou nenhuma gordura. Dica: acrescente sementes, como chia, para aumentar o teor a fibra.
PAPAIA COM IOGURTE
É um pequeno almoço fresco, simples de fazer e rico em proteína, devido ao iogurte, fibras e papaia, que é uma das frutas mais ricas em antioxidantes e que ajuda igualmente no funcionamento intestinal. Corta a papaia ao meio, retira as sementes e coloca o iogurte numa das metades. Depois, come com uma colher. Podes ainda acrescentar frutos secos para para aumentar o teor de gorduras ómega 6, excelente para o aparelho cardiovascular.Este tipo de snack também é bom para meio da manhã ou da tarde.

PÃO DE MISTURA COM CHÁ E FRUTA
Esta é a opção para quem não consegue abdicar do pão pela manhã: Não é, de todo, errado manter um pequeno-almoço assim, desde que saibas escolher bem os alimentos. A verdade é que o problema não está no pão em si, mas no tipo que escolhemos. É importante que tenhas noção de que o pão deve ser o mais escuro possível e nunca pão de forma. Estes pães embalados são carregados de conservantes. É por isso que duram tanto tempo. Outro aspecto importante é aquilo se coloca no pão. Só um ingrediente basta. Queijo fresco ou uma fatia de fiambre de peru são melhores opções que manteiga ou queijo fatiado. Acompanha com fruta e um chá frio: Ajudam a manter os níveis de hidratação.
BATIDO OU SMOOTHIES
Este é dedicado a quem está sempre cheio de pressa — num copo consegues levar vários ingredientes, com os nutrientes essenciais, triturados. É importante que os saibas escolher: Nunca deves ter mais do que duas peças de fruta, mas podes acrescentar sementes, legumes, super alimentos e especiarias. Mas atenção: utiliza a fruta inteira, porque é na casca que se encontra a maior parte da fibra;  e bebe o batido logo depois de o preparares, porque passado umas horas ocorre a oxidação das vitaminas.
SOPA
Sim, sopa! É maravilhoso comer uma sopa logo pela manhã. funcionamento intestinal fica bastante regular.
QUEIJO QUARK COM FRUTA E NOZES
Tem um alto teor em proteína e vai fazer com que não tenhas fome durante muito tempo. Misturado com uma peça de fruta, os níveis de açúcar vão ser estabilizados pela proteína presente no queijo. Isto faz com que não haja picos de insulina, que é o que nos faz ter vontade de estar sempre a petiscar. Dica: Experimente quatro colheres de sopa de queijo quark batido com uma pêra e duas nozes.